Pular para o conteúdo principal

RANSOMWARE WANNA CRY - VÍRUS DE RESGATE

Ataque Hacker sem precedentes ocasionado em 12/05/2017. Sim, estamos falando do maior ataque cibernético de toda, a história.

Qual característica constatamos, neste ataque? Oportunismo e Obviedade.
O obvio, consiste no conhecimento prévio do hacker, quanto ao “fim do suporte” da atualização de segurança disponibilizada pela Microsoft como forma de forçar a venda de novos servidores. (MICROSOFT, 2015). 
A oportunidade, baseia-se no fato de que, órgãos públicos e privados, manterão seus servidores desatualizados em pleno funcionamento.  
Quem garante que um “profundo conhecedor” da política econômica da Microsoft não estava planejado esse ataque há muito tempo?
Nesse ínterim, uma grande piada foi contada pela Microsoft, quando no dia 14 de março de 2017, liberaram uma atualização de segurança SMB, ou seja: dois dias após o desastre. Sabemos que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, mas, dar a entender aos leigos que o problema de segurança está relacionado com OSs Win atuais, é demais. Talvez pensem que agindo dessa maneira, tiram a atenção do problema real, e o fato, é que com relação aos leigos, atingem seus objetivos. 
Bom, a grande questão desta ocasião é: Como não se sujeitar aos gracejos do corporativismo Microsoft?

Desde 2010 publico esta resposta direta ou indiretamente. Use Linux.
Se não sabe como fazê-lo, construí um tutorial simples com o objetivo de ajuda-los. Basta acessar o artigo: Ubuntu Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home, Disponibilizado em: < www.donelinux.blogspot.com >.

Quanto a  credibilidade para escrever e publicar um artigo com tal teor, não direciono aos certificados de segurança da informação que possuo. Esses contribuíram sim, mas, direciono tal credibilidade, aos 22 anos que estudo e pratico informática, por  vezes virando noites para não interromper nenhum processo.  

FONTE DA CITAÇÃO: 


MICROSOFT. Windows Server 2003. O suporte estendido ao Windows Server 2003 terminou em 14 de julho de 2015. Disponível em: .https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server-2003. Acesso em: 12 Mai. 17. 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gerenciador de Boot Grub

Grub / Gerenciador de inicialização



Seguem comandos para solução dos principais problemas de inicialização.
Ao iniciar no mundo Linux é comum pessoas recorrerem ao Dual Boot, visando suavizar a transição. Neste contexto, a inicialização ou o gerenciamento das inicializações, passam a ser administradas pelo Grub, isso partindo do pressuposto, de que o LiLo, seja coisa do passado.