Pular para o conteúdo principal

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas? 
Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.
Professores com dificuldades de mudar sua rotina costumam ser o maior empecilho à adoção efetiva do Linux nas unidades de ensino. Por estarem acostumados com o pacote de serviços Microsoft Office, criam bloqueio mental referente ao uso de outras possibilidades, mesmo quando essas disponibilizam os mesmos serviços. Umas das poucas justificativas encontradas para tal bloqueio mental é a mera diferença da iconografia. Todas as fontes e formatações do Microsoft Office estão presentes no Linux, embora com nomes diferentes.

Outro fator primordial no processo de transição do uso de sistemas será a qualidade do profissional Linux responsável pelo ensino. Obrigatoriamente terá de ser uma pessoa com competência para ensinar, paciente, altruísta, positivo e que saiba motivar outros.

Referente ao uso avançado do Linux nas escolas, podemos dizer ser essa a parte mais fácil por ser responsabilidade do administrador de sistemas Linux. Os benefícios produzidos no ambiente escolar, em função da adoção do Linux em sua rede de computadores começa pela segurança da informação. O sistema em si é mais estável e menos vulnerável ao corrompimento de informações. Agrega-se a isso fatores simples de segurança, como espelhamento de discos, Storage e algum gerenciador de redes trabalhando juntamente com um firewallObviamente, um Servidor de Arquivos básico, poderá atender as necessidades de arquivamento de informações.  

Para um profissional responsável e comprometido, o acima mencionado não passará de um mero serviço agradável a ser realizado. No contexto atual, não há impossibilidades à adoção do Linux nas escolas. Sendo assim, quais motivos impossibilitam que inúmeros projetos de implantação do Linux nas escolas, vinguem? O principal problema mostrou ser o da política e da politicagem.

No primeiro caso, políticos sem qualificação intelectual alguma são as pessoas que determinam os rumos dos assuntos da sociedade. No segundo caso, algumas pessoas que participam no processo de contratação do serviço de Informática, priorizam amigos, parentes e outras pessoas mais próximas e, todos esses sem a mínima qualificação necessária para direcionar um assunto social dessa proporção. Portanto, quando ouvir algum comentário negativo referente ao uso do Linux nas escolas, lembre-se, o problema não é com ele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux : tenham " foco ".