Pular para o conteúdo principal

ZORIN OS: A EXPERIÊNCIA LINUX PERFEITA PARA TODOS OS NÍVEIS DE USUÁRIO

Como é do conhecimento de quem acompanha às minhas abordagens em relação ao Linux , não é do meu feitio divulgar Sistemas Operacionais Linux (OS — Linux ) dessa ou daquela versão, haja vista que após o lançamento do Ubuntu , ele e o Debian suprem qualquer demanda a contento. Porém, pela primeira vez vou abrir uma exceção. Tenho um notebook antigo que estava demandando um ( OS ) mais leve em relação ao que eu estava usando ( Linux supostamente leve). Foi nessa procura que me deparei com o ZorinOS . O projeto ZorinOS foi desenvolvido com o objetivo de ser amigável para iniciantes, especialmente para usuários vindos do Windows . A interface gráfica é personalizável e oferece opções de layouts que imitam o Windows , o macOS ou até mesmo outros sistemas Linux , facilitando a transição. O mesmo se adequou a minha necessidade, pois, é otimizado para ser leve e rápido, funcionando bem até em computadores mais antigos. Isso o torna uma excelente escolha para hardware antigo que já não r

SaaS – Edge e a Filosofia DevOps: a tecnologia por quanto serviço


O “Software as a Service” (SaaS), que traduzimos como, Software como Serviço,  possibilitam o uso de serviços de nuvem, por meio de aplicativos, contando que, haja conexão com a internet (FREITAS; MARIA, 2017, p. 2). 

Diga-se que conceitos atrelados a essa ideia possam ser resumidos como convergência de nuvem. A caixa de e-mail acessada por aplicativos, editores de textos, planilhas eletrônicas online, são todos esses passíveis de alterações e compartilhamento na nuvem.

Dado contexto, podemos dizer que o período em que vivemos é composto pela tecnologia disruptiva, pela abstração e convergência. Visto que o serviço de nuvem não é uma tecnologia recente, o mesmo encontra-se perdendo sua singularidade.

A nuvem tornou-se a internet de todas as coisas. Aprendemos bem a jogar tudo pro alto e deixar à disposição do acesso online 24x7. Porém, as toneladas de dados gerados exigem uma capacidade de armazenamento e processamento descomedidos.

Por esses e outros motivos relacionados, hoje surge o fenômeno da Edge Computing (Computação de Borda), cuja Cisco denomina como Fog Computing  (Computação de nevoeiro).

Em suma, o que podemos aprender com todos esses senários transitórios? Depreende-se que a única permanência é a humana. Em todos os campos citados o que faz grande diferença nas transições, são as pessoas envolvidas. 

Por isso, diga-se ser a Filosofia DevOps, uma joia a ser lapidada. A massa dos que aprenderam a trabalhar com tecnologia e mesmo os que ainda virão a aprender, precisam entender bem quais sãos os conceitos pilares da cultura DevOps.

Sempre haverá mudanças nas abordagens nos conceitos e nas tecnologias e, o que de fato importa em meio a tudo isso é a disposição humana, também, de prosseguir mudando.

Fonte da citação:

FREITAS, André Luís Policani; FREITAS NETO, Michelle Maria. Avaliar a qualidade do serviço em Software-as-a-Service na perspectiva do cliente: uma abordagem metodológica e caso de uso. Prod. , São Paulo, v. 27, e20170020, 2017. Disponível em: http://uenf.br/posgraduacao/engenharia-de-producao/wp-content/uploads/sites/13/2013/04/Dissertacao_Completa_Michelle_Maria_Freitas_Neto.pdf. Acesso em: 22.  jul. 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.

BACKDOOR LIBLZMA EM SSH

Em 2017, redigi algumas palavras sobre o “ Ransomware Wanna Cry ”, ou, o vírus de resgate (Galdino, 2017). Salientei que, esse ataque cibernético ocasionado no dia doze de maio de dois mil e dezessete, não tinha precedentes e que seria necessária maior atenção em relação a possíveis ataques Backdoor (Galdino, 2017).  Pois bem, a tentativa veio!   Segundo Freund (2024), o “repositório xz upstream e os tarballs xz foram backdoorados ” [...] pelo [...] “ liblzma ”. Simplificando o assunto, podemos dizer que esse ataque seria ocasionado por meio do SSH . Esse acontecimento proporciona alguma preocupação, pois não é uma ação amadora. Quem faz esse tipo de coisa sabe exatamente o que está fazendo, pois, parte do pressuposto de um grau de conhecimento técnico mais elevado. A inserção de um código malicioso no Linux é preocupante, considerando que a maioria dos servidores de internet utilizam esse sistema operacional. De qualquer forma, o acompanhamento profissional da comunidade de sof