Pular para o conteúdo principal

Gerenciador de Boot Grub

Grub / Gerenciador de inicialização




Seguem comandos para solução dos principais problemas de inicialização.

Ao iniciar no mundo Linux é comum pessoas recorrerem ao Dual Boot, visando suavizar a transição.
Neste contexto, a inicialização ou o gerenciamento das inicializações, passam a ser administradas pelo Grub, isso partindo do pressuposto, de que o LiLo, seja coisa do passado.

São vários fatores que podem ocasionar em erros no gerenciamento e na disposição das informações pelo gerenciador, como: falta de conhecimento, falta de experiência técnica e por aí vai. A simples instalação de algum programa para virtualização de pen drive, por exemplo, já poderia impedir a inicialização de um OS Win no gerenciador.
Sendo assim, seguindo a idealização desta página, concernente a concisão, objetividade e simplicidade, disponibilizo comandos que podem fazer diferença numa ocasião de necessidade.

0.1- Configurando o Boot




     Cada sistema é carregado de uma maneira.
Exemplo: digamos que temos um HD com duas partições. Na primeira partição temos o Linux e na segunda partição temos o Windows.

          Linux:
          grub> root (hd0,0)
          grub> kernel=/vmlinuz root=/dev/hda1
          grub> boot
         
          Windows:
          grub> root (hd1,0)
          grub> chainloader +1
          grub> makeactive
          grub> boot

Basta executar os comandos acima, no Shel do Grub, que você voltará, por exemplo, a acessar a partição do Windows que não aparecia mais no gerenciador.




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas? 
Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.

MAQUINAS VIRTUAIS – PROCESSADORES MULTICORE E CONTAINER DOCKER

Diferentemente do que os jovens entusiastas da informática pensam, as Máquinas Virtuais (Virtual Machine, VM), remontam, de maneira significativa, a década de 1960. Evidente que, se nesse período aqui no Brasil os aparelhos televisivos podiam ser contados nos dedos, quanto mais uma VM.

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux: tenham "foco".